FUNDAÇÃO/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO
Núcleo de Educação em Saúde
A Portaria/FMSRC Nº 1295, de 04 de Dezembro de 2010,
cria o Núcleo de Educação em Saúde na FMS de Rio
Claro, pensando na transformação do processo de trabalho, no
contínuo desenvolvimento profissional e na qualidade das ações
e dos serviços de saúde.
O
NES é composto por:
" círculo mobilizador: Uma equipe de três profissionais
(enfermeiro, assistente sociale psicólogo);
" círculo colaborador: Profissionais disponíveis em atuar
em Educação.
Possui salas de trabalho e sala de reunião para pequenas oficinas de
EP, situadas à rua 11, 2627, Avenidas 32 e 34, Vila Santa Teresinha,
Rio Claro, SP.
Desde a Portaria nº 399/GM de 22 de fevereiro de
2006, a qual institui os Pactos entre as esferas (Federal, Estadual
e Municipal) nas três dimensões "Pela Vida, Em Defesa do
SUS e de Gestão" iniciou-se um processo de descentralização,
regionalização de ações do Sistema que organiza,
sistematiza na loco região, políticas preconizadas pelo Sistema
único de Saúde, moldados pelas competências a que a portaria
preconiza.
Destacamos o Pacto de Gestão que elenca
importantes ações a serem implantadas nos municípios
e entre elas ações de Educação em Saúde
.
As
responsabilidades dos municípios frente a Educação em
Saúde permeiam:
Formular e promover a gestão da Educação
Permanente na Saúde e processos relativos à mesma, orientados
pela integralidade da atenção à saúde, criando
quando for o caso, estruturas de coordenação e de execução
da política de formação e desenvolvimento, participando
no seu financiamento;
Promover diretamente ou em cooperação com o Estado,
com os municípios da sua região e com a União, processos
conjuntos de Educação Permanente em Saúde;
Apoiar e promover a aproximação dos movimentos de
Educação Popular na Saúde na formação dos
profissionais de saúde, em consonância com as necessidades sociais
em saúde;
Incentivar junto à rede de ensino, no âmbito municipal,
a realização de ações educativas e de conhecimento
do SUS;
Articular e cooperar com a construção e implementação
de iniciativas políticas e práticas para a mudança na
graduação das profissões de saúde, de acordo com
as diretrizes do SUS, a partir de pactuações locais;
Promover e articular junto às Escolas Técnicas de
Saúde uma nova orientação para a formação
de profissionais técnicos para o SUS, diversificando os campos de aprendizagem,
a partir de pactuações locais.
Diante da nova realidade que se desenhava, o município de Rio Claro
assinando o Pacto pela Saúde 2006 - Consolidação do SUS
e aprova as Diretrizes Operacionais para Gestão em Saúde, no
item III redimensiona a Gestão do Trabalho e da Educação
na Saúde e institui uma equipe atua para estruturar, implementar as
ações voltadas à estrutura organizacional, ao trabalho
de qualidade e a educação permanente.
A equipe instituída tem como base de suas ações:
Portaria No 198/GM/MS Em 13 de fevereiro
de 2004, que institui a Política Nacional de Educação
Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único
de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores;
Portaria GM/MS nº. 1.996, de 20 de agosto
de 2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação
da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde;
Documento Norteador da Política de Educação
Permanente em Saúde no SUS/SP - Grupo Técnico Bipartite
para EP no Estado de S. Paulo SEP/SP E Cosems/SP;
A Política Nacional de Humanização.
Assim sendo o Núcleo de Educação em Saúde será
o ponto de referência de uma rede ao mesmo tempo em que fará
parte da rede. Seu espaço de ação será compartilhado
com o gestor municipal, os diretores, os conselheiros municipais, os coordenadores
de unidades e programas, os diretores de conselhos e sindicatos de categorias,
os reitores e diretores de organizações educacionais e os apoiadores
do Centro de Desenvolvimento e Qualificação do SUS- DRS-X ou
seja, todos os atores envolvidos no palco da saúde. O espaço
garantirá o exercício do diálogo, o pensar junto, a reflexão
crítica, a reconstrução do velho para o fazer novo no
contexto do modelo de atenção e na qualificação
do processo de trabalho na saúde.