Samu é reconhecido por qualidade nos serviços

 

 

Há quatro anos em operação no município de Rio Claro, o Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – conquista sua requalificação emitida pelo Ministério da Saúde. A segunda habilitação do Samu é o reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados à população.

 

De acordo com o secretário de Saúde Geraldo Oliveira Barbosa, o Samu Regional de Rio Claro obedece e mantém todos os critérios e protocolos estabelecidos por organismos de saúde pública e isso reflete potencialmente nas ações e resultados da equipe.

 

O Samu Regional Rio Claro foi inaugurado em junho de 2011 e colocado em operação em 1º de julho com sua sede na Avenida Brasil, perto do Corpo de Bombeiros. Estão agregados ao serviço os municípios de Corumbataí, Analândia, Itirapina, Ipeúna e Santa Gertrudes.

 

A equipe ultrapassa mais de 50 profissionais altamente treinados para o atendimento de urgência, ou seja, quando existe sério risco de vida. A estrutura do Samu é mantida pelo Governo Federal e Prefeitura.

O serviço é prestado 24 horas por dia com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental. O telefone é o 192.

O foco é a vida

Nesses quatro anos de trabalho foram quase 83 mil atendimentos prestados, cada um com sua característica, cada um com uma história. O foco principal da equipe não é outro senão a vida do cidadão e é por este motivo que esforços são redobrados e renovados, o treinamento é intenso e constante. Mais de 10 partos realizados, inúmeras ocorrências de acidente de trânsito, afogamentos, situações de enfartos e traumas. 

Ainda recentemente a equipe do Samu Rio Claro atendeu o caso da criança afogada em uma piscina, ocorrido no último dia 18. A orientação médica por telemedicina (telefone) para a pessoa que socorria a criança foi fundamental para sua sobrevivência.

 

Durante o trajeto da viatura os segundos foram decisivos, com o profissional médico solicitando que a pessoa mantivesse a compressão cardíaca da criança até a equipe chegar. Já no local, a equipe médica realizou todos os procedimentos de extrema emergência utilizando dos recursos da viatura Alfa – Suporte Avançado, que conta com todo o equipo necessário para salvamento.

 

“Por esses dias tivemos a visita de um dos familiares da criança, que veio trazer uma carta de agradecimento. Foi só emoção, pois a nossa preocupação tem sido com a plena recuperação da criança e isso é o mais importante agora”, comentou a coordenadora  e enfermeira do Samu Alcione Buzzo.