FUNDAÇÃO/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO CLARO

 

FUNDAÇÃO/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO

______________________

Início
Missão
Equipe
SAE
CTA
PEP - Fluxos

 

Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais

CTA ITINERANTE


Seu intuito é ampliar o acesso e a oferta do teste anti-HIV, VDRL (Sífilis), Hepatite B e Hepatite C, o CTA Itinerante é uma estratégia para prevenção, onde o diagnostico precoce possibilita uma assistência adequada.
O CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) itinerante é um projeto do Programa Municipal de DST/AIDS/Hepatites Virais de Rio Claro – SP, surgiu da necessidade de ampliação e acessibilidade à testagem do HIV, Sífilis, Hepatite B e C  no município principalmente em locais de maior vulnerabilidade e risco para contaminação das DSTs.
Esta estratégia baseia-se em características epidemiológicas, geográficas e socioeconômicas, tais como: população sexualmente ativa, acessibilidade ao teste, vulnerabilidade social, dentre outros.
O objetivo é ampliar a testagem, tendo em vista a importância de que se realize pelo menos um teste durante a vida, bem como oferecer aconselhamento, orientação, disponibilização de insumos à população, divulgação do serviço de referencia (CTA) e a importância da realização destes exames para o diagnostico precoce dos mesmos, com foco para populações mais vulneráveis para contaminação e risco das DSTs.
A metodologia utilizada no oferecimento dos testes é baseada na campanha do "Fique Sabendo" do Ministério da Saúde, onde utiliza-se um questionário estruturado e a realização dos testes (teste rápido) ação desenvolvida por profissionais capacitados. Nesta estratégia várias ações são desenvolvidas junto à comunidade, em loco.

 

Fale conosco

dst@saude.rc.sp.gov.br
Palestras
Redução de Danos
PAM
CTA-Itinerante
p