Treinamento de emergência reuniu 120 pessoas

 

Todos os setores de urgência e emergência de Rio Claro participaram do exercício simulado que aconteceu no Shopping Rio Claro, na manhã dessa sexta-feira (11), com cenário de desabamento e incêndio. Segundo as equipes envolvidas, este foi o maior treinamento de urgência já realizado no município.

 

IMG-20161111-WA0008pq.jpgParticiparam do exercício cerca de 120 pessoas entre médicos, enfermeiros, assistentes, motoristas, brigadas de empresas, técnicos em segurança, engenheiros e retaguarda das unidades de saúde e hospitalar, enfim todas as frentes de atendimento de urgência disponibilizadas em Rio Claro. A simulação teve 33 vítimas, com dois óbitos e 31 pacientes classificados entre estado leve e grave.

 

“Houve um sincronismo perfeito, todas as chamadas tiveram resposta e acionamos vários recursos de atendimento em caso de tragédia. De acordo com a classificação de risco de vida houve atendimento simulado nas UPAs, no PSMI, Hospitais São Raphael, Unimed e Santa Filomena e na unidade de saúde de Santa Gertrudes”, informou a coordenadora do Samu, enfermeira Alcione Buzo.IMG-20161111-WA0010pq.jpg

 

É no treinamento que são testados a comunicação e o entrosamento entre todos os serviços de saúde do município, pois a intenção é a agilidade no fluxo do atendimento, ou seja, rapidez e desenvoltura para vencer o tempo e salvar vidas em caso que envolvem múltiplas vítimas.