Semana do aleitamento materno tem início
na terça com “mamaço” no Jardim Público

 

Da importância de amamentar o bebê para o seu desenvolvimento até informações de cuidados para as mães, uma ampla programação integra neste ano a 19ª Semana de Aleitamento Materno em Rio Claro. A abertura será realizada na terça-feira, 1º de agosto, às 14 horas no Jardim Público, no Centro, com orientações às mães sobre a importância de se dar as primeiras vacinas nos bebês, e em seguida haverá um “mamaço”, ação em que todas as mães estarão reunidas amamentando seus filhos. Todos os eventos são abertos ao público.

amamentação.jpg
O leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.


Na quarta-feira (02), iniciando o ciclo de palestras da Semana do Aleitamento Materno Fernanda Maria Lucas e Gisele Thiele falam sobre “Manejo em Aleitamento Materno”. A palestra acontecerá no auditório da Santa Casa de Misericórdia às 8 horas. Também na quarta-feira haverá um roda de conversa com as Doulas, no CEU do Mãe Preta, na Avenida 1 MP s/n,
às 19 horas.


A programação segue na quinta-feira(03) novamente com as palestrantes Fernanda Maria Lucas e Gisele Thiele, que falarão sobre “Manejo em Aleitamento Materno”, dessa vez no auditório principal do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), às 8 horas, na Rua 6, 3265, no Alto do Santana.


Na noite de quinta haverá a palestra da coordenadora do Banco de Leite, Dra. Denise Lopes, no auditório da Santa Casa, às 14 horas. Ela falará sobre “Depressão Pós-parto e Suas Consequências no Cuidado à Lactante”.
No dia 4 de agosto, próxima sexta-feira, Janaina Gregório Pelarigo falará sobre “Como lidar com as dificuldades na amamentação (Translactação/Relactação). A palestra será realizada no auditório da Santa Casa às 15 horas.


Ainda na sexta, o médico Dr. Rogério Gonçalves Lima fará palestra com o tema “Humanização do Parto”, às 19 horas no auditório do Instituto de Biociências da Unesp, na Avenida 24 A, 1515.


No sábado (05) a partir das 9 horas no CEU do Mãe Preta será o “Dia da Beleza da Mãe que Amamenta”, com Silvia Mega Hair.
Na segunda-feira (07) a programação é reiniciada com Rebeca Alves, Coordenadora da Neonatal , que falará sobre a “Importância do Aleitamento Materno”, no auditório da Santa Casa às 14 horas.


A penúltima palestra da 19ª Semana do Aleitamento Materno em Rio Claro será realizada pela Dra. Ana Flavia Grillo e pela enfermeira Janaína Gregório Pelarigo Manesco, com “informações e Orientações para as Mães”. A palestra será realizada às 13 horas na Unimed, na Rua 11, 1441, Santa Cruz.
Às 18 horas, também na Unimed, o evento será encerrado com todas as mães participantes e seus bebês em um novo “mamaço”. O Ministério da Saúde (MS) recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno para ter um crescimento forte e um desenvolvimento saudável. A amamentação é também reconhecida pelo MS como o primeiro direito da criança após o nascimento, que a recomenda até os dois anos de vida.


Além da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro a 19ª Semana do Aleitamento Materno é organizada também pela Secretaria de Cultura, Fundo Social de Solidariedade, Prefeitura de Rio Claro, com apoio da Unimed Rio Claro, Banco de Leite da Santa Casa, Proama – Projeto Amamentar da Unesp Silvia Mega Hair e Câmara Municipal de Rio Claro. A programação e detalhes sobre os eventos podem ser conferidos no link
www.cultura.rc.sp.gov.br/aleitamentomaterno

.