Claretiano Faculdade iniciará aulas

do curso de medicina no ano que vem

 

 

Dentro de 90 dias, o Claretiano Faculdade deverá solicitar a vinda de técnicos do Ministério da Educação para avaliar a infraestrutura que começará a ser montada nos próximos dias para o funcionamento de um curso de medicina em Rio Claro com 55 alunos.

A informação foi anunciada na tarde desta quinta-feira (3) pelo padre Luiz Bottion, diretor geral do Claretiano, durante entrevista coletiva no gabinete do prefeito Du Altimari. 

“Já temos os laboratórios básicos de fisiologia, anatomia e bioquímica, e vamos agora finalizar o acervo da biblioteca e definir as salas que serão ocupadas com o curso, que será diurno”, informou. Desta forma, o primeiro vestibular para o curso seria realizado em julho do ano que vem, anunciou o diretor da instituição.

Inicialmente, a faculdade de medicina em Rio Claro seria gerenciada pela Faculdade Anhembi Morumbi, primeira colocada no processo de seleção feito pelo governo federal. Com a desistência da vencedora, nesta semana foi publicado no Diário Oficial da União o anúncio da segunda colocada como responsável pelo curso. 

“É um momento histórico, me sinto muito orgulhoso de ser prefeito de Rio Claro, pois a faculdade de medicina não vai mudar para melhor apenas o setor de saúde da cidade, vai mudar toda a cidade”, disse o prefeito Du Altimari. 001 (1)´pq.jpg

A expectativa de Altimari é de que a região se torne um pólo médico, pois também os municípios de Araras e Piracicaba estão ganhando curso de medicina.

Altimari lembrou da mobilização política realizada por intermédio da Frente Nacional de Prefeitos para que o Tribunal de Contas da União liberasse o edital de escolha das instituições responsáveis pelos cursos em 39 municípios brasileiros. E destacou que, em Rio Claro, foram sete as instituições interessadas em montar o curso.

“Ao instalar a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] preenchemos pré-requisitos importantes para que o curso pudesse ser instalado em Rio Claro”, observou Geraldo Barbosa, secretário municipal de saúde.

“Temos a intenção de oferecer um curso que forme profissionais preocupados com o ser humano, especialmente das regiões que têm menos mão de obra para estes serviços”, anunciou Sávio Dezan Scopinho, diretor acadêmico do Claretiano Faculdade.

Da coletiva desta quinta-feira também participaram a secretária da Educação, Heloísa do Carmo, os vereadores Agnelo Matos e Maria do Carmo Guilherme, e os vereadores eleitores Carol Gomes, Yves Carbinatti e Hernani Leonhardt.