Fundação de Saúde abre atendimento para
unidades móveis para diminuir fila de espera

 

Com o objetivo de atender os pacientes que estão em fila de espera para consultas, exames e cirurgias, a Fundação Municipal de Saúde publicou no Diário Oficial do Município um edital de chamada pública para o credenciamento de entidades filantrópicas e empresas privadas para atendimento médico em Rio Claro. O documento, primeiro ato do ”Pacto Pela Saúde”, anunciado na quinta-feira (30), abre à seleção de unidades móveis capazes de atender os pacientes, realizando consultas de especialidades, exames de apoio diagnóstico, como colonoscopia, endoscopia, ecocardiografia, mamografia entre outros. Além das consultas e exames as empresas que se habilitarem devem ter capacidade de realizar cirurgias de baixa e média complexidade em nível ambulatorial.


Hoje a fila reprimida na Saúde em Rio Claro ultrapassa os 37 mil procedimentos, com pacientes à espera de consultas exames e cirurgias desde 2012. As unidades móveis e modulares de atendimento médico ajudaram na diminuição de filas em algumas cidades do País, a exemplo do que ocorre na cidade de São Paulo há três gestões municipais, com programas móveis como o Hora Certa, onde os pacientes são atendidos em consulta, fazem exames, cirurgias e ainda têm acesso a medicamentos gratuitamente. A meta, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco, é atender no mínimo 1.300 procedimentos por mês, entre consultas, exames e cirurgias de baixa e média complexidade.


“Nossa preocupação desde o início da gestão é reduzir essa fila de espera. Ações como essa das unidades móveis, tem se mostrado de grande eficácia em grandes centros urbanos. Vale lembrar ainda que todos os procedimentos terão custo da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde)”, salienta Djair.
A princípio, os serviços serão prestados pela empresa vencedora da seleção, por um prazo de 12 meses a partir da contratação.
Para a adequada execução do previsto, a empresa contratada deverá realizar também a avaliação clínica dos pacientes, orientação médica pós-exame, orientação de enfermagem e orientação pré e pós-cirúrgica.


O prazo para as empresas interessadas apresentarem toda documentação exigida pela Fundação termina em trinta dias a contar da data da publicação do edital. O edital na íntegra pode ser consultado pela internet no endereço
www.rioclaro.sp.gov.br/diariooficial/2017/03/20170330_835.pdf, a partir da página 41, do Diário Oficial de 30 de março.