“Arrastão” contra o Aedes acontece no Cemitério Municipal nessa 5ª e 6ª-feira

 

Uma megaoperação de combate ao mosquito Aedes aegypti no Cemitério Municipal de Rio Claro acontece nesta quinta (16) e sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O trabalho, coordenado pela Fundação Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem a participação das secretarias de Meio Ambiente e de Administração, que coordenam os setores de limpeza pública e de próprios municipais, respectivamente.


Além das equipes de manutenção o trabalho contará com a presença de 60 servidores da área de saúde. Dentro do cemitério, os agentes de combate a endemias vão localizar e eliminar potenciais criadouros do mosquito, aplicar larvicida em pontos que acumulam água da chuva, colocar areia em pratos de vasos e realizar buscas por espaços ocos em troncos de árvores e outros possíveis criadouros.


cemiteriopq.jpgO trabalho terá participação, ainda, de agentes do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses, que darão instruções aos funcionários do cemitério.


O IEC destaca que a cooperação dos proprietários de túmulos é fundamental para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti. A orientação é para que se utilize areia nos vasos, inclusive nos de bronze, que são fixos. Assim evita-se o acúmulo de água.